quarta-feira, 22 de junho de 2011

Terceiro Setor Abordado Em Palestra Na Associação Comercial

Terceiro Setor Abordado Em Palestra Na Associação Comercial
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2004/06/17.htm

Ubatuba - A convite da Associação Comercial de Ubatuba o Dr. Takashi Yamauchi, do SIAI – Sistema de Apoio Institucional, pronunciou importante palestra sob o tema: “FORMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO MUNICÍPIO”.
O conteúdo da palestra abordou os seguintes temas: Conceito sobre o Terceiro Setor; Legislação sobre OSCIP; Forma de trabalho de uma agência de desenvolvimento; Forma de captação de recursos.
A palestra foi realizada no salão social da Associação a partir das 15:30 horas do dia 02 de junho de 2.004 (Quarta-feira) e contou com a presença de representantes do Executivo Municipal de Ubatuba; Organizações não Governamentais; Associações de Classe e de Filantropia; da Câmara Municipal de Taubaté; Sociedades Amigos de Bairros; Unitau; Profissionais Liberais; Empresários; Imprensa; Comunidades de Melipilla e Colina do Chile e representantes da Comunidade de Ubatuba, num total de aproximadamente 120 pessoas.
Informações complementares:
Reproduzimos, abaixo, preâmbulo da reportagem de Patrícia Capo publicada na “Revista O Papel”, edição de fevereiro de 2.004, que nos dá uma idéia das atividades desenvolvidas pelo Dr. Takashi
“A expressão pode ser ainda pouco utilizada ou talvez ignorada no currículo das escolas de administração do País. Mas as polêmicas em torno dos empreendimentos do Terceiro Setor começam abalar muitas estruturas. “Atualmente, 95% das entidades, que atuam no Terceiro Setor do Brasil, estão na ilegalidade”, afirma Takashi Yamauchi, assessor do SIAC – Sistema de Apoio Institucional.
Se a situação assusta, Yamauchi adianta que ela deverá se agravar ainda mais com a entrada em vigor este ano do Novo Código Civil. Nem mesmo a tão falada Responsabilidade Social escapa da lista de questionamentos feitos aos empresários. “No Brasil, é comum confundir Balanço Social com relatório de Atividades Sociais. Tratam-se de coisas bem distintas. Aquela brochura bonitinha, com fotografias de criancinhas, matinho, cachorrinho, peixinho e passarinhos é o Relatório de Atividades Sociais. Balanço é outra coisa”, garante.
Autoridade para falar sobre o assunto, Yamauchi tem de sobra. Desde 1975 atuando no Terceiro Setor, ele já foi responsável pela fundação de 1.500 entidades desde 2002. Nesta entrevista, Yamauchi analisa fatos e faz previsões sobre como o Brasil deverá superar seus desafios e futuramente decolar nos empreendimentos do Terceiro Setor. Espaço não falta. Enquanto aqui os negócios representam certa de 1,5% do PIB, nos EUA responde por 35%, na Itália por 39% e no Japão, por 42% do PIB.”
Nota: Caso haja interesse pelo inteiro teor do conteúdo da reportagem entrar em contato com o Itec pelo e-mail: itec@matrix.com.br (Fonte: ACIU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário