quarta-feira, 22 de junho de 2011

Terceiro Setor: ferramentas de sustentabilidade para todos

Por Takashi Yamauchi*
Takashi Yamauchi em palestra
O Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos, seja da iniciativa privada ou pública. Esses entidades podem receber a denominação de associação, fundação, igreja e sindicato, conforme definido no Código Civil, e têm como objetivo desenvolver atividades complementares ao Estado (Primeiro Setor) e às empresas (Segundo Setor), sendo uma ponte, um elo para a promoção do desenvolvimento econômico e social de uma comunidade.

Para que uma organização da iniciativa privada seja efetivamente competitiva e os Governos transparentes, ambos com eficiência em  seus processos e melhor aproveitamento dos recursos, é necessário que dominem o conceito “Terceiro Setor”. Da mesma forma, com a necessidade de elaborar o Balanço Social e Ambiental pelas organizações empresariais e na busca das certificações, obriga-as a conhecer esta ferramenta de atuação social e ambiental.

Por outro lado, os gestores das instituições do Terceiro Setor têm trabalhado de forma equivocada como uma ferramenta para satisfazer um sonho, ou um ideal. Assim, não têm trabalhado de forma associativa, em conjunto com outros profissionais, pois não desenvolveram um conceito, uma estratégia organizacional às ações iniciais para a montagem da instituição, e como consequência, acabam por iniciar seus próprios processos de ruina.

Importante lembrar que o Terceiro Setor não é sinônimo de caridade. Deve-se observar no conceito, as diferenças entre benemerência, assistencialismo e mecanismo de responsabilidade social.

 * Takashi Yamauchi é consultor e diretor do Sistema de Apoio Institucional (Siai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário